Feeds:
Posts
Comentários

Archive for 8 de dezembro de 2009

O terror dominou meu último final de semana. Na 6ª (04/12) eu e meu namorado decidimos pegar a última sessão do filme Atividade Paranormal no Cinesystem de São Leopoldo, às 22:20h. Eu já tinha visto o trailer do filme, e como eu adoro filmes de suspense e de terror, fiquei louca pra assistir. Ainda mais que o trailer mostra não só cenas do filme, mas a reação da platéia ao assisti-lo.

Já no Sábado pela manhã, assistimos em DVD o filme Arraste-me para o inferno, do diretor Sam Raimi, de o Homem Aranha.

Ambos os filmes lidam com o sobrenatural, onde uma garota é perseguida por fantasmas, ou mais especificamente, por um demônio. No caso de Atividade Paranormal, Katie vê vultos, ouve sons, susurros e  sente arrepios desde criança. Assim, por incentivo do namorado, eles decidem instalar uma câmera no quarto para registrar os eventos sobrenaturais. E aí, a coisa só piora.

Cartaz do filme "Atividade Paranormal"

Já em Arraste-me para o inferno, Christine passa a ser perseguida por um demônio quando nega ajuda a uma senhora e esta lhe joga uma maldição. Porém, antes somos apresentados a uma história que aconteceu muitos anos atrás, quando uma criança também havia sido perseguida pelo demônio chamado Lâmia. Assim, entendemos como a perseguição funciona e presumimos como irá terminar.

Cartaz do filme "Arraste-me para o inferno"

Enquanto que no 1° filme a história se desenrola de forma lenta, gradual, criando uma clima de tensão e medo apenas com sutilezas, em Arraste-me para o inferno as cenas pecam pelo exagero, pelo grotesco, pelo bizarro e excesso de humor negro e escatologia. A diferença entre eles é gritante.

Atividade Paranormal tem um roteiro simples e eficaz, e não apela para sustos de 2 em 2 minutos, ele constrói sua narrativa de modo que o espectador se envolva com a história de Katie e do namorado Micah. Dessa forma, cada barulho, cada arrepio, susurro ou sensação estranha sentida pelos personagens também é sentida pelo espectador.

No outro filme, o diretor nos apresenta rapidamente o objetivo do filme, o demônio Lâmia, como ele persegue sua vítima e o porquê, e qual será o seu destino final. Tudo isso, claro, recheado de horror, coisas nojentas e cenas absurdas como uma bigorna caindo na cabeça da vilã.

As perseguidas:

Christine é perseguida pelo demônio "Lâmia"

X

Katie é atormentada por um demônio desde criança

O final de ambos os filmes pode se dizer que é “previsível”, mas é inegável a superioridade de Atividade Paranormal em assustar, amedontrar e aterrorizar. Principalmente também pelo fato de se fazer passar por um documentário, não colocando créditos iniciais e finais no filme.

Mas se você gosta de coisas bizarras e nojentas e de filmes de terror cheio de clichês, recomendo Arraste-me para o inferno. Mas se você quer algo mais sutil, mas com resultado muito mais assustador, assista Atividade Paranormal, de preferência, à noite. Eu garanto, vai ser difícil dormir depois. Nessa hora, a apresença do namorado(a) ajuda.

Bom filme a todos e bons sustos!

Read Full Post »